mandala para mulheres selvagens




o espelho de aumento,o rolinho de linha dourada que se movimenta, era isso mesmo o que eu queria, e escolhi, como centro, aquele que reflete e vê a tudo com absoluta clareza, aquele centro a que chamam de self, eu selvagem, eu iluminado, eu divino, aquele que precisa ser desembaçado todos os dias. que a linha que nos costura parta sempre dele, é essa a minha oração. encontro material em baús antigos e recentes (ou melhor, o material me encontra): a amada foto/poster de maureen bisilliat, o corpo indígena mergulhado na lama branca do fundo do lago do xingu, pintado com urucum para ser onça e festejar, o cinto de várias voltas de miçangas turquesa enrolado no chacra swadistana,centro da força feminina, o urucum daqui mesmo, colhido fresquinho ali na nossa horta, alecrim, original curry indiano que um dia ela trouxe de lá com lavanda da provence, pétalas de rosas que ele colheu para mim, uma peludinha folha de sálvia, símbolo antigo de longevidade e que afasta mau-olhado, acácias, plumas, penas de galinhas de angola, franjas de um antigo tapete persa que já rodou o mundo e agora está na cozinha, um rabinho de vison que se soltou de uma estola da minha avó, musgos, filtros de cigarros fumados, pensamentos tragados, uma tampa do envelhecido conhaque francês, presente de pai, tomado só no último inverno, nas noites com temperaturas abaixo de zero, para aquecer a pele e os sentimentos, temperos, texturas, sólidos aromas, levezas, ânsias, esperas, encontros, tensões, choros, contentamentos. o burburinho de tudo isso em volta do espelho, um pouco e muito mais, em busca do ritmo da construção, em busca do timing ideal, daquele que não precisa nem do medo , nem da coragem, duas faces de uma mesma moeda, porque é, natural como este rio que passa por aqui convicto, que nasce lá no alto das montanhas do parque nacional tombado e flui, bate limpo nas pedras e amacia, desvia cantando, cria rendas de espumas, borbulhas, energia, sejamos assim, amem.

3 comentários:

Lívia Caetano disse...

Simonetta, minha maravilhosa e saudosa Simonetta, a mandala ficou lindaaaaaaaa!!! Mais maravilhosa do que a anterior!! Amei!!!
Beijo muito carinhoso,
Lívia Caetano

A Menina Sem Século disse...

nossa ficou uma coisa linda demais, meu deus lindo lindoooo

binha disse...

QUERIDA SIMONETA!!!QUANTA SAUDADE!!! A MANDALA FICOU UM DESLUMBRE,FICOU MARAVILHOSA E COM O SEU DESCREVER ME VI LÁ NESTA SUA TERRA SAGRADA JUNTANDO MINHA ENERGIA A SUA ,A DA TERRA.AMEI DE CORAÇÃO.FIQUE COM DEUS E SAIBA QUE PRA TUDO EXISTE UM PORQUE E PRA QUE. VOCÊ MORA EM MEU CORAÇÃO.BJS ROBERTA